A fabricante japonesa de motociclos,Yamaha, criou um robô à imagem de um motociclista profissional, refere o Mashable. O protótipo foi apresentado quarta-feira no Salão Automóvel de Tóquio.

O "Motobot" é uma espécie de piloto profissional, que consegue conduzir uma moto exatamente como um ser humano, sem serem necessárias adaptações.

A Yamaha quer que o protótipo circule em pista a mais de 200 km/h. No entanto, a empresa não divulgou a velocidade máxima que o robô consegue atingir. O "Motobot" também faz parte das investigações da empresa para garantirem melhores condições de segurança aos seus pilotos.

"A tarefa de controlar os movimentos complexos de uma moto a alta velocidade exige uma variedade de sistemas de controlo que devem funcionar com um elevado grau de precisão. O Motobot também faz parte das investigação da empresa com vista a melhorar a segurança dos pilotos", revelou a Yamaha em comunicado.


O robô promete fazer frente aos pilotos profissionais. No vídeo lançado pela empresa, o robô desafia Valentino Rossi, campeão mundial de motociclismo: "Estou a melhorar as minhas capacidades todos os dias, mas ainda assim não tenho a certeza se vou conseguir vencer uma criança de cinco anos como tu.”

No entanto, o "Motobot" avisa que vai ultrapassar a humanidade: “Não sou humano, mas sou o 'Motobot' e fui criado para superar-vos.”

 
 

Meet MOTOBOT "I am improving my skills every day but I am not sure I could even beat the five-year-old you. Perhaps if I...

Posted by Yamaha Motor USA on  Quarta-feira, 28 de Outubro de 2015