Os cerca de 370 habitantes da aldeia de Vilares da Vilariça, no concelho e Alfândega da Fé, que mal conseguiam ver televisão por dificuldades técnicas, já têm todos os canais disponíveis e acesso gratuito à Internet, anunciou esta quinta-feira o município.

A junta de freguesia local investiu 17 mil euros em antenas e um retransmissor que permite à população ter acesso aos quatro canais generalistas portugueses e a dois espanhóis.

Segundo uma nota do município de Alfândega da Fé, «até aqui a emissão televisiva chegava com muitas deficiências a Vilares da Vilariça, uma vez que o sinal existente não era suficiente».

A instalação de um retransmissor resolveu o problema dos televisores à população local, que passa a ter também acesso gratuito à internet.

O investimento de 17 mil euros contemplou também a instalação na freguesia de duas antenas para a propagação do sinal de wireless, que possibilita o acesso gratuito móvel à Internet aos habitantes da aldeia.

Com este projecto «80 por cento da área da freguesia fica coberta pela rede wireless e o executivo da junta espera adquirir, até ao final do ano, uma outra antena, que permitirá abranger a totalidade da extensão da freguesia».