Windows 8 quer mudar a forma como lidamos com o PC

Novo sistema operativo chega esta sexta-feira a Portugal

Por:
   |   25 de Outubro de 2012 às 16:12
A Microsoft apresentou esta quinta-feira, na sua sede em Lisboa, o Windows 8, que pode ser comprado pelos portugueses a partir de amanhã, com uma vasta oferta proporcionada por vários fornecedores.

O novo sistema operativo apresenta-se como «uma ação sincronizada», pois pode ser usado em vários dispositivos, tirando partido do alojamento de dados na nuvem. Em todo o caso, a própria existência de um novo software levou as principais marcas de computadores a criar novos produtos, nomeadamente os tablets com possibilidade de serem acoplados a estações com teclado, transformando-os em típicos portáteis. Aliás, o Windows 8 permite a utilização em formato touch, totalmente renovado, e o mais tradicional desktop. Já estão certificados mais de 1000 modelos.

A Microsoft abre, assim, um novo campo de exploração através dos dispositivos táteis, que existem uma relação diferente e um necessário investimento na Loja Windows, onde é possível encontrar as aplicações, entre elas a da TVI (para além da Caixa Geral de Depósitos, Público, EDP Mobile, etc).

O Windows 8 vai estar disponível para transferência como «upgrade» através do site oficial da empresa (windows.pt), bem como nas grandes cadeias de retalho, em modelos distintos de marcas como Acer, ASUS, Dell, HP, Samsung, Sony e Toshiba.

Estarão disponíveis duas versões: o Windows 8 e o Windows 8 Pro, também disponíveis para download. A versão Pro é superior, com funcionalidades de integração em rede e encriptação de discos para proteção de dados confidenciais (bitlocker). Para os clientes empresariais, eciste a versão Windows 8 Enterprise.

Mas, uma das principais novidades é também o Windows RT, versão do sistema operativo Windows que corre em dispositivos com processadores ARM, e apenas está disponível em PC¿s e tablets onde vem pré-instalada. Os dispositivos ARM são finos e leves, com grande autonomia de bateria, que ligam instantaneamente a partir do stand by. Vem com o Office Home & Student 2013 RT Preview pré-instalado (que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote, mas não inclui o Outlook) e corre apenas as aplicações disponíveis na Loja Windows.

Até ao final de Janeiro de 2013, os utilizadores atualmente com PCs a correr Windows XP, Windows Vista ou Windows 7, podem qualificar-se para transferir eletronicamente o Windows 8 Pro a um preço estimado de €29,99 em Portugal. Os principais retalhistas nacionais têm vindo a disponibilizar uma campanha de pré-registos para aquisição do Windows 8 Pro a €69,99.

Ainda à espera do Surface

A apresentação em Lisboa contou com a presença de Philipe Rogge, diretor geral interino da Microsoft Portugal, mas ainda não com o tablet Microsoft Surface, que usa precisamente o sistema operativo Windows RT. Ainda não existe data para a comercialização em Portugal.

Por enquanto só será possível usufruir do Windows 8 em dispositivos fabricados por outras marcas e são muitas. A Microsoft justifica-se, dizendo que «o hardware é que se adapta às necessidades do utilizador», que «pode escolher entre a produtividade de um PC e a conveniência de um tablet».

Partilhar
EM BAIXO: Apresentação Windows 8
Apresentação Windows 8
COMENTÁRIOS

PUB
Citius: ministra pede «desculpa»

Paula Teixeira da Cruz diz que tem «sempre o lugar à disposição», mas está cá para «resolver os problemas»