O uso excessivo de dispositivos eletrónicos, como smartphones, pode colocar em risco a visão a longo prazo, alertam oftalmologistas britânicos, citados pela BBC.

O aviso é também direcionado para outros aparelhos, tais como, computadores, tablets e TV`s de nova geração.

«A luz azul violeta do visor dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás dos olhos», disse o oftalmologista Andy Hepworth. «Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos», acrescenta.

«É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância menor do que normalmente se colocaria outros objetos: isso força a vista», explica o oftalmologista.

A BBC explica que o alerta resultou de um estudo britânico que reuniu dois mil participantes e verificou que pessoas com menos de 25 anos «espreitam», em média, 32 vezes os seus telemóveis.

«Percebi que a minha visão está a ficar pior depois de largos períodos a olhar para os visores do telemóvel e do computador. Estou a ter mais dores de cabeça», disse uma jovem de 18 anos, Alana Chinery que nunca fica longe do seu smartphone.

«Faça testes de vista regularmente e pausas regulares quando estiver a usar o seu computador e outros dispositivos móveis» aconselha a oftalmologista, Amanda Saint