O NXT já lhe tinha apresentado o «Morpheus» (veja AQUI), um protótipo que a NASA anda a testar.

O «Morpheus» é um módulo de aterragem capaz de levar carga a bordo, e que está a testar tecnologia que em breve será utilizada em viagens para outros planetas e asteroides.

Da primeira vez, o «Morpheus» realizou o primeiro voo livre, sem cabos, e alguns ensaios noturnos que também correram muito bem. Mas num novo teste o «Morpheus» subiu até aos 142 metros, mais 48 metros que nos voos anteriores.

Realizado em fevereiro, os engenheiros da NASA explicam que o teste durou 74 segundos. O módulo descolou sobre um rastro de chamas, e subiu, a 13 metros por segundo, até chegar aos 142 metros.

Depois, o «Morpheus» voou em frente, 196 metros em 30 segundos, antes de voltar a descer e aterrar.

O próximo passo vai ser a instalação de um sistema que vai permitir que o módulo evite, sozinho, os obstáculos que encontre pela frente. Ou seja, vai conseguir desviar-se, sem intervenção humana, de quaisquer crateras ou pedras que detecte na superfície de um asteroide ou de um planeta.

O Projeto «Morpheus» visa desenvolver um veículo de aterragem capaz de transportar carga em futuras missões de exploração. O seu motor é alimentado a metano e oxigénio líquido, que são combustíveis "verdes". Os engenheiros afirmam que é um sistema relativamente barato, e reutilizável, que vai ajudar a NASA em futuras missões de exploração espacial.

Veja mais em NXT - o próximo passo