A Google criou pela primeira vez um protótipo de carro autónomo, pequeno e sem volante e espera começar a testá-lo ainda este ano, anunciou a empresa na terça-feira, num blogue.

Num vídeo realizado pela Google, é possível ver o modelo do veículo capaz de andar sem ser conduzido por um humano. Este protótipo, muito diferente do que estamos habituados a ver nos carros normais, «não tem volante, acelerador e pedais, porque não precisa». «Os nossos softwares e sensores são responsáveis por todo o trabalho», referiu o diretor do projeto Chris Urmson.

O veículo transporta apenas dois passageiros e tem uma velocidade limitada de cerca de 40 km/h, é pequeno e tem um visual futurista. Este carro elétrico tem apenas um botão para ligar e outro para paragens de emergência.

«Os veículos serão muito básicos, podemos aprender com eles e adaptarmo-nos o mais rápido possível, e ele irá levá-lo onde quer que vá apenas pressionando um botão», disse Urmson.

Para a Google, este carro, que precisa apenas de uma função «stop-and-go», marca uma viragem na adaptação de outros veículos e na missão de inovar no transporte individual. A empresa já trabalhava há vários anos em modelos de veículos autónomos, mas que previam que o condutor retomasse o controlo se necessário.