O Facebook decidiu fechar de forma discreta o serviço de e-mail, criado há três anos, que deu aos utilizadores "@ facebook.com" endereços de correio eletrónico. Daqui em diante, os e-mails enviados para um endereço "@ facebook.com" serão reencaminhados para o endereço de correio eletrónico a partir do qual o utilizador se registou na rede social.

«Estamos a fazer esta mudança, porque a maioria das pessoas não utiliza o endereço de e-mail do Facebook», afirma um porta-voz da empresa, citado pela BBC News.

A mudança vai acontecer no início do mês de março.

O serviço de e-mail foi lançado em novembro de 2010 e anunciado como uma forma de agilizar a comunicação dos utilizadores. O endereço de correio eletrónico disponibilizava uma única caixa de entrada que podia receber mensagens do Facebook, mensagens de texto SMS e e-mails convencionais.

O mesmo serviço ficou sob fogo cerrado em 2012, quando o Facebook substituiu, nos perfis dos utilizadores, os endereços pessoais de e-mail por "@ facebook.com". A empresa acabou mais tarde por recuar e reverteu o procedimento.

O encerramento do serviço de e-mail acontece alguns dias depois da compra surpresa, pelo Facebook, da aplicação de mensagens WhatsApp por 12 mil milhões de euros.