logotipo tvi24

Jogo online gratuito ensina a criar negócios bem sucedidos

Jogo criado por um consórcio liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho

Por: tvi24 / CLC    |   2012-11-10 17:37

Um consórcio liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (UMinho) criou um jogo online gratuito para ensinar potenciais empreendedores a criarem negócios bem sucedidos, foi hoje anunciado.

«O principal objetivo deste projeto foi criar e desenvolver um jogo online realista, direcionado para potenciais empreendedores que pretendam adquirir conhecimentos na área do empreendedorismo, construir o seu próprio plano de negócios, avaliar o seu perfil de empreendedor e simular uma ideia de negócio num ambiente virtual», explicou o consórcio, em comunicado.

O jogo, criado no âmbito do projecto europeu «ENTRExplorer», apresenta vários cenários relacionados com o percurso que vai desde ideia de negócio até à criação da empresa, pondo em prática uma abordagem inovadora na utilização de métodos de educação/formação.

Os principais impactos esperados pelo consórcio são, por um lado, a promoção da utilização de tecnologias inovadoras de «elearning» para desenvolver competências e, por outro lado, o apoio a potenciais empresários na obtenção de conhecimentos e competências básicas para executarem os seus próprios negócios, aumentando o número de novas empresas em toda a Europa.

O consórcio responsável pelo desenvolvimento do projecto é liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, em colaboração com dois parceiros portugueses e três internacionais do Reino Unido, Áustria e Bulgária.

O lançamento oficial do jogo «ENTRExplorer» terá lugar na sexta-feira, no Parque de Exposições de Braga, integrado na Start Point-Feira Internacional de Emprego e Empreendedorismo, promovida por Braga 2012-Capital Europeia da Juventude.

O jogo está disponível em www.entrexplorer.com.

Partilhar
EM BAIXO: Internet (foto Reuters)
Internet (foto Reuters)

Estamos menos inteligentes do que há 200 anos
E a culpa é das mulheres
Estudo prevê empreendimentos comerciais na Lua em 2020
Pesquisa encomendada pela Nasa mostra interesse de várias empresas. Agência planeia missão tripulada a asteroide em 2025 e a Marte em 2035
Humanos nascem com capacidade para reagir à música
«Nascemos já com uma capacidade para a música, para reagirmos musicalmente», diz investigadora
EM MANCHETE
Deu mais Bayern
Equipa de Munique venceu Dortmund por 2-1 na final da Liga dos Campeões em Wembley
«Renegociar défice de 4 para 4,5% pode não ser suficiente»
Mota Soares está «convicto» que TSU dos pensionistas não avança
PUB