logotipo tvi24

Jogo online gratuito ensina a criar negócios bem sucedidos

Jogo criado por um consórcio liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho

Por: tvi24 / CLC    |   2012-11-10 17:37

Um consórcio liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (UMinho) criou um jogo online gratuito para ensinar potenciais empreendedores a criarem negócios bem sucedidos, foi hoje anunciado.

«O principal objetivo deste projeto foi criar e desenvolver um jogo online realista, direcionado para potenciais empreendedores que pretendam adquirir conhecimentos na área do empreendedorismo, construir o seu próprio plano de negócios, avaliar o seu perfil de empreendedor e simular uma ideia de negócio num ambiente virtual», explicou o consórcio, em comunicado.

O jogo, criado no âmbito do projecto europeu «ENTRExplorer», apresenta vários cenários relacionados com o percurso que vai desde ideia de negócio até à criação da empresa, pondo em prática uma abordagem inovadora na utilização de métodos de educação/formação.

Os principais impactos esperados pelo consórcio são, por um lado, a promoção da utilização de tecnologias inovadoras de «elearning» para desenvolver competências e, por outro lado, o apoio a potenciais empresários na obtenção de conhecimentos e competências básicas para executarem os seus próprios negócios, aumentando o número de novas empresas em toda a Europa.

O consórcio responsável pelo desenvolvimento do projecto é liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, em colaboração com dois parceiros portugueses e três internacionais do Reino Unido, Áustria e Bulgária.

O lançamento oficial do jogo «ENTRExplorer» terá lugar na sexta-feira, no Parque de Exposições de Braga, integrado na Start Point-Feira Internacional de Emprego e Empreendedorismo, promovida por Braga 2012-Capital Europeia da Juventude.

O jogo está disponível em www.entrexplorer.com.

Partilhar
EM BAIXO: Internet (foto Reuters)
Internet (foto Reuters)

Criada ferramenta para traduzir língua gestual em aulas
Uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto está a desenvolver uma ferramenta de tradução bilateral
NXT: estas são as cáries mais antigas da História
Dentes com cerca de 15 mil anos foram encontrados numa gruta de Marrocos
NXT: tirar sangue com agulhas vai ser apenas uma má memória
Um novo sistema de microchips promete pôr fim ao método atual de tirar sangue
EM MANCHETE
Guiné Equatorial aceite na CPLP
País entrou por consenso sem que tenha havido uma votação. Teodoro Obiang deve explicar os passos já dados e previstos para cumprir as condições de adesão
«Crato conseguiu vitória com truque bastante ordinário»
RioForte avança com pedido de falência no Luxemburgo