De acordo com uma pesquisa feita pela revista «TIME», que analisou um milhão de mensagens no Twitter, 33 por cento dos tweets têm um grau de complexidade ao nível do quarto ano de escolaridade.

A análise utilizou o sistema SMOG, Simple Measure of Gobbledygook (Medida Simples de Gobbledygook - termo usado para descrever uma linguagem que é impercetível). O SMOG baseia-se numa fórmula matemática, para avaliar o nível de escolaridade que é preciso ter para se escrever e compreender uma determinada mensagem.

Assim, a revista determinou que uma mensagem de Justin Bieber tem o nível do quarto ano de escolaridade, enquanto as de Lady Gaga sobem, apenas, para o quinto ano. No caso do presidente norte-americano, Barack Obama, o nível dos tweets está no sétimo ano.

A principal razão para estes resultados prende-se com o facto de o Twitter só permitir mensagens até 140 carateres. Mas desengane-se se pensa que não é possível escrever textos mais complexos apenas com este número de dígitos.

Paola Antonell, curadora no museu de arte contemporânea MOMA, em Nova Iorque, Estados Unidos, conseguiu escrever um tweet que ficou no nível do 12º ano de escolaridade.

Se quiser saber em que nível estão os seus tweets basta utilizar a ferramenta que a revista disponibilizou no seu site.