Anil Valiv, um indiano seropositivo, decidiu criar em 2006 um site que promove encontros entre pessoas infetadas pelo vírus HIV.

O objetivo do site «PositiveSaathi» é voltar a dar esperanças a quem viu a sua vida transformada num pesadelo após ter descoberto que era seropositivo.

Trabalhador no Departamento de Transportes do Estado, o homem de 43 anos começou por incentivar os colegas de trabalho a fazer os exames ao HIV, uma vez que os motoristas são um grupo de alto risco no que diz respeito à contração do vírus.

A decisão de criar um site que promovesse encontros entre pessoas infetadas pelo vírus HIV surgiu quando ouviu a história de um seropositivo que estava disposto a tudo para encontrar parceira, até mesmo a esconder a sua doença.

«Essa pessoa contou ao médico que, caso não encontrasse uma pessoa com HIV em breve, optaria por casar-se com uma mulher saudável sem revelar que era portador do vírus. Isso fez-me perceber o quão difícil é para as pessoas nesta condição encontrar parceiros», explicou Anil Valiv à BBC.

Na Índia são muitos os casos de pessoas que são rejeitadas pela família depois de descobrirem que têm sida.

«O site apareceu como um raio de esperança na fase mais complicada da minha vida», contou Nisha, uma das cinco mil pessoas registadas.

Dado curioso: quase dois terços das pessoas registadas no site vivem em zonas rurais, o que notável tendo em conta que o acesso à internet em zonas remotas é muito mais difícil.