O Facebook decidiu mudar os famosos botões «like» e «share». É a primeira vez que isto acontece desde de 2010.

Com a mudança, o fundo azul escureceu e ao lado da palavra, em vez da tradicional mão de polegar espetado, aparece o logótipo da rede social.

Mas as atualizações abrangem apenas as versões dos sites e blogues. Para já, a mão continuará presente nas páginas pessoais da rede social.

Esta transformação pode parecer simples, mas o gestor de produto do Facebook, Ling Bao, assegurou que não foi fácil encontrar uma solução que funcionasse de forma global e que reunisse consenso.

Ling Bao explicou ao jornal «The Verge» que qualquer pequena mudança seria significativa, uma vez que seria vista 22 mil milhões de vezes por dia.

O objetivo da mudança é também que as pessoas percebam a diferença entre ambos: ao fazerem «like» estão automaticamente a partilhar o conteúdo no Facebook, enquanto se optarem pelo «share» podem acrescentar algum comentário.

Os testes realizados pela empresa mostraram que ao clicar nos novos botões, as pessoas perceberam melhor a diferença que existe entre eles.