Começaram a surgir relatos de que alguns proprietários do iPhone6 Plus se depararam com uma ligeira curva no seu telefone, depois de o terem colocado no bolso das calças. Fotografias e filmes do novo iPhone dobrado surgiram na internet e criaram rumores de que o telemóvel tinha um defeito.

Um recorde de 10 milhões de iPhones 6 Plus foram vendidos nos dois dias seguintes ao lançamento, sexta-feira passada, mas alguns clientes queixaram-se de que o seu telemóvel era mais frágil do que o esperado.

A Unbox Therapy, um canal do YouTube dedicado à cobertura de vídeos de produtos tecnológicos, decidiu fazer o teste para verificar se o iPhone tinha um problema. Embora tenha de se utilizar um pouco de força, o aparelho dobra-se, logo abaixo dos botões de volume que se encontram de lado.



Jeremy Irons, um engenheiro da empresa Creative Engineering, explicou o porquê do novo iPhone se dobrar: «O iPhone é um dispositivo incrivelmente pequeno e construído delicadamente. A única coisa que realmente contribui para a integridade estrutural do iPhone6 Plus é a moldura fina de alumínio, que cobre a parte detrás e os lados».

De acordo com Irons, isso não é o suficiente para compensar a força perdida pela sua espessura: «Os iPhones anteriores eram mais grossos e não tão compridos. Áreas maiores de secção transversal e comprimentos mais curtos tornam as coisas mais fortes, enquanto o oposto torna as coisas muito fáceis de dobrar».

O engenheiro dá o exemplo de uma folha de papel e de um cubo para ilustrar a questão, é muito fácil dobrar a folha e impossível de dobrar o cubo.

«O comprimento aumentou e a espessura diminuiu, o que contribui para a fraqueza do novo iPhone. Normalmente a força é proporcional ao comprimento, mas a força é muito afetada por mudanças na espessura», explica Irons.

Ainda assim, o engenheiro enfatiza que uma ligeira flexão com o uso não é incomum: «Eu li que os telefones muitas vezes dobram-se durante a sua utilização e as fotografias que estão a aparecer só podem ser de casos extremos, e não um defeito real no produto».

O Cult Of Mac, um site de notícias sobre a Apple, disse que alguns utilizadores relataram queixas semelhantes sobre o iPhone 5S, bem como Sony, Samsung e Blackberry.

Ainda não se sabe como ou porque é que os iPhones se estão a dobrar no bolso das pessoas e para tal acontecer parece que é necessário aplicar muita força.