O jogo para telemóveis, Flappy Bird, estava a ser o mais popular das últimas semanas, quando deixou de poder ser descarregado das lojas de aplicações da Apple e da Google.

«Em 22 horas vou acabar com o Flappy Bird. Não aguento mais», tinha avisado o vietnamita Nguyen Há Dong, autor do jogo.





O jogo criou sensação nas últimas semanas devido à sua simplicidade gráfica. Floppy Bird consiste em dirigir um pássaro entre tubos verdes sem lhes tocar. A versão para Android foi descarregada cerca de 50 milhões de vezes e recolheu mais de meio milhão de comentários. Na loja da Apple o jogo atingiu o top em mais de cem países.

O jogo inspirado nas personagens de Mario Bros realiza em média cerca de 30 mil euros por dia em publicidade.

A retirada do jogo criou efeitos imediatos nas redes sociais. Após o sucedido criaram-se paginas apelando à sua salvação, como é exemplo do movimento SaveFlappybird. No ebay já se vende telemóveis com o jogo.

As reações já se fazem sentir por todo o mundo. O autor tem vindo a ser muito criticado e terá mesmo recebido ameaças de morte.

Apesar dos seus 29 anos, Dong já atingiu uma proeza. Embora Flappy Bird tenha sido o que atingiu mais sucesso, o pássaro não é o seu único êxito. Nunca ninguém tinha conseguido colocar três dos seus jogos entre os mais procurados na loja da Apple. Para além de Flappy, existe Super Ball Juggling e Shuriken bloco.