O Facebook criou uma nova aplicação que permite detetar automaticamente qual a música, programa de TV ou filme que os seus utilizadores estão a ver ou ouvir no momento. Esta nova aplicação é apenas opcional e utiliza o microfone dos smartphones para detetar o conteúdo.

Em comunicado citado pela revista «Time», a empresa explica que «se quer partilhar uma música favorita da Beyoncé que está a ouvir ou a estreia da temporada de Game of Thrones, pode fazê-lo rápido e facilmente, sem digitar».

Nesta nova aplicação, o Facebook deteta automaticamente o que se está a fazer: depois de um utilizador partilhar uma canção, os amigos podem ver e ouvir trechos de 30 segundos da música. Quanto às partilhas de programas de televisão, a aplicação deteta qual é a série e a temporada.

Com esta nova aplicação, o Facebook pretende atrair novas conversas entre os utilizadores sobre filmes, músicas e programas de televisão e, ao mesmo tempo, saber quais as preferências desses mesmos utilizadores. Só em 2013, foram feitas mais de cinco mil milhões de atualizações de «status», que incluíam atividades e sentimentos.

A nova aplicação estará disponível, em android e IOS, na próxima semana, nos EUA.

Veja o vídeo que explica como se utiliza a nova aplicação, que pode ser desativada a qualquer momento.