A rede social Facebook vai começar a vender publicidade em formato vídeo, revelam fontes próximas da empresa. A publicidade passará automaticamente no «feed» de notícias dos utilizadores, mas terá o som desligado.

O anúncio oficial deverá ocorrer já esta quinta-feira, momento em que os utilizadores poderão ver um dos primeiros anúncios, um pequeno «teaser» do filme «Divergent» da produtora Lions Gate Entertainment, feito especificamente para a ocasião.

Com esta iniciativa, o Facebook pretende ganhar mais de um milhão e meio de euros por dia.

Os anúncios em vídeo deverão durar cerca de 15 segundos e passarão quer na internet quer na aplicação do Facebook para smartphones.

Ainda não está claro quanto é que será cobrado por este tipo de publicidade, mas o fundador da rede social espera arrecadar uma parte significativa dos 48 mil milhões de euros gastados pelos anunciantes nos Estados Unidos.

Muitas marcas esperam desde o anúncio do ano a introdução da nova funcionalidade, tendo alguns iniciado a produção de vídeos. No entanto, o receio de um efeito negativo que afaste os utilizadores levou a empresa a adiar a implementação da nova funcionalidade, tentando melhorar a tecnologia de suporte.

O objetivo deste novo formato de publicidade é conseguir abranger a faixa etária 18-54 com campanhas premium.