A 42.ª edição do Salão internacional das Invenções de Genebra, que decorre até dia 6 de abril, tem três inventores portugueses a concurso. Depois de não ter havido candidatos nacionais no ano passado, este ano apresentam-se Virgílio Cardoso, Fernando Afonso e Jorge Alves.

Virgílio Cardoso, 80 anos, é o veterano do grupo, e na quarta presença revela uma caixa de velocidade para automóveis cuja vantagem é o «seu custo baixo».

«O meu primeiro invento era uma máquina para descascar amêndoas... claro que gostava de ganhar um prémio" disse à agência Lusa este engenheiro eletrotécnico de profissão, que começou a inventar máquinas aos 50 anos.

Fernando Afonso, engenheiro eletrotécnico e «inventor desde os 4 anos», participa pela primeira vez no salão, onde apresenta três criações: um aparelho para a cura da icterícia nos recém-nascidos, um aparelho de contagem e monitorização de gotas dos dispensadores de soro por gravidade e um guarda-sol transparente com proteção solar.

O objetivo de Fernando Afonso não é ganhar um prémio mas encontrar «possíveis investidores com potencial de mercado capazes de colocar os inventos no mercado mundial».

Também interessado no potencial futuro de um salão em que 45% dos inventos expostos conseguem licenças comerciais, Jorge Alves, consultor de telecomunicação e inventor nas horas vagas, apresenta três criações: uma barreira anti-fogo portátil, uma bolsa de praia e um quebra-vento portátil.

Mesmo sem aspirar a um prémio na sua primeira participação no salão internacional de Genebra, Jorge Alves pensa que «as maiores probabilidades de sucesso estarão centradas na possibilidade de uma distinção relacionada com a proteção do ambiente» para a sua ferramenta de combate a incêndios florestais.

Durante esta semana, Genebra torna-se a capital mundial do mercado dos inventos, contabilizando 790 participantes oriundos de 45 países e 1000 inventos inéditos em competição. Os organizadores esperam 60.000 visitantes até domingo. O júri, composto por 85 especialistas, irá anunciar no dia 4 os melhores inventos do salão 2014 e atribuir 54 prémios especiais.