Com o ano prestes a terminar, a Google revelou aquelas que foram as palavras mais pesquisadas em 2014. Referem-se aos acontecimentos, eventos e figuras públicas mais pesquisadas e que, por isso mesmo, marcaram o ano. Em Portugal, o Campeonato do Mundo de Futebol e o programa da TVI  «Secret Story 5» foram os mais pesquisados. 

Ao nível global, sentimentos distintos separam os dois primeiros lugares das tendências de pesquisa.

A liderar a lista de pesquisas do ano surge uma das mortes que abalou o mundo e deixou milhares de fãs em estado de choque: o desaparecimento de Robin Williams, uma figura carismática de Hollywood que se suicidou em agosto.  

Logo de seguida, as palavras mais pesquisadas referem-se ao evento que juntou milhões de pessoas em torno da festa do futebol: o Campeonato do Mundo no Brasil, que consagrou a Alemanha como a melhor seleção de futebol do mundo.

A completar o pódio das palavras mais pesquisadas está a epidemia que já provocou mais de sete mil mortos: o vírus do ébola.

Mas outros acontecimentos marcaram o ano e, por isso, tornaram-se em tendência de pesquisa.

A companhia aérea mais falada do ano pelas piores razões, a Malaysia Airlines, o desafio que invadiu o Facebook, «ALS Ice Bucket», o jogo que foi considerado um dos mais viciantes e difíceis dos últimos anos, Flappy Bird, a vencedora da Eurovisão que surpreendeu espectadores em todo o mundo, Conchita Wurst, os jihadistas que se colocaram no centro das ameaças terroristas, o  Estado Islâmico, o filme de animação que conquistou os Óscares, «Frozen», e os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (Rússia): tudo isto definiu 2014.


Confira a lista das tendências de pesquisa, a nível global, em 2014:

1- Robin Wiliams
2- World Cup
3- Ebola
4- Malaysia Airlines
5- ALS Ice Bucket
6- Flappy Bird
7- Conchita Wurst
8- ISIS
9- Frozen
10- Sochi Olympics



No caso específico de Portugal, o Mundial de Futebol foi a pesquisa mais efetuada no Google. Mas se o primeiro lugar das pesquisas dos portugueses está alinhado com as tendências internacionais, a verdade é que a lista das pesquisas nacionais é, de uma forma geral, bem diferente da lista de tendências globais, com os acontecimentos nacionais a destacarem-se.

Na segunda posição da tabela de pesquisas nacionais surge o «reality show» que tem conquistado as audiências nacionais: «Secret Story 5» foi a segunda pesquisa do ano.

A morte súbita do ator Rodrigo Menezes chocou o país e talvez por isso, o nome do ator tenha sido a terceira pesquisa mais efetuada. O Novo Banco, a operadora NOS e a bactéria que gerou o alarme nos últimos meses do ano, a Legionella, foram outras das palavras mais pesquisadas


Confira a lista das tendências de pesquisa, em Portugal, em 2014:




Mas há mais dados que permitem analisar a realidade portuguesa.

Dentro do tópico de viagens, os destinos mais pesquisados pelos portugueses foram a Madeira, Cabo verde e Açores. Já no desporto, o jogador de futebol mais pesquisado foi, como seria de esperar, o craque internacional Cristiano Ronaldo, logo seguido de Neymar e do Pantera Negra, Eusébio, que morreu no início do ano.

Rodrigo Menezes surge no top das figuras públicas nacionais mais pesquisadas do ano, seguido da apresentadora da TVI Cristina Ferreira e do cantor Tony Carreira. No caso das figuras internacionais, Robin Williams, Philip Seymour Hoffman, que também faleceu este ano, e Dwayne Johnson foram os mais procurados no motor de busca.

O iPhone 6 foi o gadget mais pesquisado do ano, com o Galaxy S5 e o Nexus 6 a completarem os três primeiros lugares das pesquisas.

Além do Mundial de Futebol, os festivais de música foram outros dos eventos mais procurados no motor de busca, com o Rock in Rio e o Optimus Alive a surgirem respetivamente no segundo e terceiro lugar do top de pesquisas de eventos. 

«Frozen», «Divergent» e «The Hunger Games» foram as preferências cinematográficas dos portugueses no Google, enquanto que as músicas mais pesquisadas foram «Bailando», de Enrique Iglesias, «Jajão», de Master Jake, e «Bo Tem Mel», de Nelson Freitas

Na área da alimentação, bolo de chocolate, bolo de iogurte e bacalhau com natas foram as receitas mais procuradas no Google. Já em relação às dietas, a preferência recaiu sobre a Dieta Dukan, a Dieta Detox e a Dieta Celeiro.