O Google lançou uma nova extensão que permite transmitir endereços de rede (URL) de forma rápida, através do som. O Tone já está disponível no Google Chrome e pode ser utilizado por qualquer internauta em qualquer computador. 

A extensão tem de estar instalada em pelo menos dois computadores, que devem estar perto o suficiente para que seja possível o alcance do som. Também é necessário que o volume de ambos os computadores esteja ligado. 

O funcionamento é muito simples, basta apenas que o utilizador clique na extensão disponível na barra de ferramentas e em breves minutos a ligação é partilhada com todos os computadores próximos através de uma notificação do Chrome. 

"O Google Tone ajuda os computadores a comunicarem-se tal como nós fazemos, a falar uns com os outros. É uma extensão para produzir uma assinatura sonora especial para microfones de outros computadores que irão identificá-la como um URL", explicam os criadores do complemento do navegador, Alex Kauffman e Boris PME. 

A multinacional garante ainda que o Tone irá transmitir apenas os endereços de rede, assegurando a privacidade do utilizador.