A HBO (Home Box Offie), propriedade da Time Warner, pretende disponibilizar, em 2015, a emissão em streaming para aqueles que não têm pacotes de canais de televisão por cabo (paga).

A novidade foi divulgada pelo presidente da Time Warner, Richard Plepler, esta quarta-feira.

«Em 2015, vamos lançar um serviço de topo que terá capacidade de produzir centenas de milhões de dólares de receita adicionais», disse Plepler em Nova Iorque, citado pelo «The Washington Post». «As oportunidades internacionais podem ser aumentadas. Para isso usaremos todos os meios à nossa disposição», garantiu.

O HBO teve em 2013 lucros acima de 4,9 mil milhões de dólares (cerca de 3,8 mil milhões de euros), segundo a mesma fonte.

Esta ideia vem criar um enorme desafio para a indústria televisiva que durante décadas tem forçado consumidores a aderirem a pacotes de televisão paga para ter acesso aos filmes e séries exclusivas dos canais especializados.

«Existem dez milhões de subscritores de internet nos EUA. E é expectável que este número possa crescer», sublinhou Plepler. «Este é o momento certo para remover essas barreiras para aqueles que querem ver a HBO», disse. Segundo o jornal norte-americano, existem 80 milhões de pessoas que não têm acesso ao canal em suas casas e a Time Warner quer alterar essa tendência.

Nos EUA, é na HBO que passam a celebre série «The Games of Thrones». Este canal é também o emissor de vários filmes galardoados com Óscares pela Academia de Hollywood como «12 Anos Escravo» e «Gravidade».