Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma aplicação que permite que o telemóvel identifique o estado de espírito dos seus utilizadores.

Denominada "Happy Hour", a aplicação, que já está em fase de protótipo, permite que o telemóvel não só identifique “o estado de espírito dos seus utilizadores”, como também selecione e apresente “informação, em tempo real, sobre os espaços verdes de interesse mais próximos (como parques ou jardins)”, afirma a UC, numa nota divulgada esta quarta-feira.

A aplicação promove, assim, “caminhadas e exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza”, acrescenta a UC.

A "Happy Hour" foi criada para o sistema operacional Android por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, coordenada por Jorge Sá Silva.

A originalidade do projeto “Happy Hour - Improving Mood With An Emotionally Aware Application” valeu a David Nunes, de 27 anos, o prémio ‘Jovem Investigador’ (‘Young Scientist Award’) na Conferência Internacional IEEE-I4CS – Inovação para Serviços Comunitários, que decorreu recentemente na Alemanha, destaca a UC.

O objetivo do desenvolvimento desta revolucionária ‘app’, que se enquadra na promissora área da ‘Internet das Coisas’, é “mudar o paradigma”, afirma David Nunes.

“As tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos” e embora seja “um desafio de enorme complexidade, o futuro passa por aqui.”


“Esta tecnologia resulta de quatro anos de investigação e passou por várias etapas. Primeiro, a equipa reuniu um conjunto de tecnologias e informação (camisola inteligente, telemóvel, informação sobre o estado do tempo, etc.) que lhe permitisse obter e processar toda a informação essencial para desenhar a aplicação.”

A partir daqui, os investigadores utilizaram um algoritmo de aprendizagem para avaliar quatro estados emocionais pré-definidos: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade.

A aplicação, que atualiza o estado emocional de hora a hora e envia para correção e validação do utilizador, socorre-se igualmente de sensores do telemóvel para identificar, localizar e perceber o ambiente onde indivíduo está inserido.