Foi inaugurado o primeiro escritório criado a partir da tecnologia 3D. O edifício fica no Dubai, tem cerca de 250 metros quadrados e foi construído em 17 dias.

Esta foi a primeira vez que, segundo a Reuters, a tecnologia 3D foi utilizada na edificação urbana. As impressoras 3D eram, até aqui, usadas para a impressão de objetos tridimensionais de plástico e/ou metal, mas nunca para a construção civíl. No Dubai, foi utilizada uma massa misturada com cimento para dar resistência à impressão e assim permitir a sua utilização no prédio.

O governo do Dubai afirmou que antes de ter construído o edifício, realizou testes na China e em Inglaterra. O escritório é um protótipo para um edifício maior criado na totalidade a partir da impressão 3D.

Este é o primeiro edifício do mundo construído a partir da uma impressora 3D, mas não é só o edifício, os seus escritórios estão totalmente funcionais e com pessoal qualificado a trabalhar”, disse Mohamed Al Gergawi, ministro dos assuntos parlamentares dos Emirados Árabes.

“Isto é só o princípio. O mundo vai mudar”

Depois de construir o primeiro edifício com recurso à impressão 3D, o governo dos Emirados Árabes quer ir mais longe. A Fundação do Futuro do Dubai, responsável pelo projeto, gastou 140 mil dólares, cerca de 126 mil euros, em 17 dias, o tempo de construção do escritório 3D. "Isto é só o princípio. O mundo vai mudar", disse o responsável do governo.

Mohamed Al Gergawi falou ainda em estudos que comprovam a possibilidade de diminuir até 70% o tempo de construção deste tipo de edifícios e de reduzir até 80% o custo de produção.

Inserida na estratégia de desenvolvimento tecnológico do Dubai está ainda a ambição de ter 25% dos edifícios dos Emirados construídos com recurso à tecnologia 3D até 2030.