Um site francês lançado esta quinta-feira propõe-se a fazer os trabalhos de casa dos estudantes que pagarem entre cinco e 80 euros por esse serviço, informa a Reuters.

Em faismesdevoirs.com, a mensagem é directa e objectiva: «Não consegues fazer isso? Estamos aqui para te ajudar.» E quem ajuda são antigos estudantes que já deram as mesmas matérias.

Por cinco euros, os alunos conseguem que lhes respondam a perguntas simples e, se quiserem um trabalho final, com slides e notas para uma apresentação oral, terão de pagar 80 euros.

«Eu percebi que havia uma lacuna no mercado. Acrescentando a isso uma dose de atrevimento, um pouco de arrogância e a Internet, temos o faismesdevoirs.com», disse Stephane Boukris, o fundador do site.

Os estudantes estão em pulgas para visitar a nova página, mas os professores não acham assim tanta piada. «É chocante. Destrói o propósito do ensino segundo o qual os alunos precisam de aprender por eles próprios como se faz», afirmou Agathe Field, uma professora inglesa de uma escola perto de Paris.

O fundador do website defendeu-se, garantindo que a sua intenção também é ensinar: «Não estamos apenas a dar-lhes o peixe, estamos a ensinar-lhes a pescar.»