A Google passou a disponibilizar, graças a uma parceria com cientistas australianos, vistas panorâmicas a 360 graus de recifes de coral. A nova aplicação, Google Street Views Oceans, dá oportunidade aos utilizadores de visualizarem os ecossistemas e de saber o estado de saúde dos corais graças a um rigoroso sistema que os monitorizam.

«Os recifes de coral são dos ecossistemas que se encontram em maior risco de extinção no planeta», afirmou Ove Hoegh-Guldberg, ao site «LiveScience».

«Apercebi-me de que, com esta parceria, poderíamos começar a olhar para estas imagens e darmo-nos conta de que os corais estão a piorar gradualmente», acrescentou o cientista da Universidade de Queensland, na Austrália.

Recorrendo a sofisticadas câmaras fotográficas, uma equipa de mergulhadores tirou diversas fotografias e compôs vistas panorâmicas. Para além do equipamento fotográfico, é ainda utilizado um software de reconhecimento de imagem para acompanhar o desenvolvimento e outras criaturas marinhas no ecossistema.

Os recifes de coral só foram visitados directamente por menos de 1% da população mundial, segundo o mesmo cientista. Com este projecto qualquer um pode aceder aos corais, necessitando apenas de uma ligação à Internet.