O serviço de Internet gratuito disponibilizado nos autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) mereceu o destaque do «Mashable», site dos EUA, num artigo publicado este domingo.

O site refere que a tecnologia, que utiliza além da rede celular, pontos fixos de W i-fi de rede de fibra ótica, é um dos sistemas de Internet para transportes mais sofisticados do mundo e pode ser um modelo a seguir por outras cidades a nível global.

O serviço foi implementado em setembro deste ano em mais de 600 autocarros e táxis da cidade do Porto, servindo cerca de 70 mil utentes por mês e, na prática, transforma qualquer veículo num hotspot Wi-fi em movimento.

Mais, nos veículos abrangidos pela rede, foram instalados routers que além de funcionaram como pontos móveis de Wi-fi, também recolhem dados dos veículos ou de outros sensores que existam na cidade. O objetivo? Enviar a informação para a Câmara Municipal e ajudar a identificar possíveis problemas na cidade, como por exemplo, estradas que precisem de intervenções.

Concebido pela startup Veniam, o projeto, que está patenteado, envolveu cerca de 30 engenheiros das Universidades do Porto e de Aveiro e um longo trabalho de investigação durante cinco anos.

A tecnológica instalou-se no verão passado em Mountain View, Califórnia, e garantiu este mês 4,9 milhões de dólares (mais de 3,9 milhões de euros) para expandir o seu negócio nos Estados Unidos.