Para Iphone e para Android, a app MySNS é a nova aplicação móvel que permite aceder, de forma fácil e intuitiva, aos serviços digitais da saúde nos dispositivos móveis.

O Ministério da Saúde, em comunicado, refere que "a nova ferramenta comunicacional", nesta primeira versão, "agrega toda a informação de saúde e disponibiliza um vasto conjunto de serviços e informações úteis para o utente"., acessível em qualquer lugar.

Permite acompanhar as notícias do SNS, aceder a informações úteis para o utente e receber notificações gerais, incluindo questões de saúde pública. Disponibilizamos, ainda, um acesso rápido à Linha de Saúde 24 onde, diariamente, poderá contactar com Profissionais de Saúde qualificados e habilitados, que fornecem os melhores conselhos sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde, em particular, salienta a nota divulgada.

Nas próximas versões que serão desenvolvidas, o Ministério pretende tornar "possível receber notificações personalizadas, tendo em conta a idade e o sexo" do utente.

A app pode ser descarregada nas seguintes ligações:

iOS: https://appsto.re/pt/M0jlcb.i

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.min_saude.spms.mysns

Portal SNS melhorado

A assinalar o 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foram criadas novas funcionalidades na área do cidadão do Portal SNS. É o caso da que é designada por “Benefícios SNS”, onde se pode visualizar o resumo mensal dos cuidados de saúde prestados ao cidadão, "bem como o valor individual dos cuidados de saúde usufruídos".

Esta funcionalidade inovadora “Benefícios SNS” permite, pela primeira vez, que o cidadão tenha conhecimento do valor concreto, individual e personalizado do valor do benefício usufruído em cuidados de saúde e prestado pelo SNS", refere a nota do Ministério.

No Portal SNS, na área do cidadão, é possível aceder ao Resumo de Saúde Eletrónico, ao Sistema Integrado de Gestão de Acesso (SIGA) e à Receita sem Papel, dando a conhecer ao cidadão, a data de agendamento duma primeira consulta hospitalar por especialidade, pedida pelo médico de família.