A empresa Google criou um smartphone, ainda protótipo, que inclui hardware e software personalizado, o que possibilitará ao utilizador criar mapas em três dimensões. Os sensores incluídos no telemóvel farão mais de 250 mil medições por segundo e atualizará em tempo real a sua posição.

Através da sua tecnologia de ponta, o telemóvel terá incluído aplicações úteis, que ajudaram o utilizador em várias circunstâncias. Perder-se pelo caminho deixou agora de ser opção, os mapas tridimensionais rapidamente o corrigirão.

Este telemóvel também foi pensado para invisuais que terão o seu auxílio em locais desconhecidos.

A Google declarou que o telefone resultou de uma interação entre o seu departamento Projetos e Tecnologia avançada (ATAP) e pesquisadores de várias instituições, num projeto chamado Tango.

«O objetivo do projeto é oferecer aos dispositivos móveis uma escala humana de espaço e movimento, nós somos seres físicos que vivemos num mundo em 3 dimensões. Os nossos telemóveis ainda estão a assumir que o mundo físico termina no ecrã» explicou a empresa.

A Google já cedeu cerca de 200 protótipos a empresas de desenvolvimento de software com o intuito de ser criadas aplicações compatíveis.