pub

Ler a última notícia

Sida: investigadores conseguiram destruir células infectadas sem afectar as sãs

Desenvolveram um tratamento à base de péptidos que desencadeiam a autodestruição de células infectadas pelo vírus

Por: tvi24 / CP  |  3- 9- 2010  11: 55

Comentários
Sida (arquivo)

Investigadores israelitas anunciaram ter conseguido destruir em laboratório células infectadas pelo vírus da sida sem prejudicar células sãs, noticia o diário Haaretz.

Os investigadores da Universidade hebraica de Jerusalém precisaram ter conseguido desenvolver um tratamento à base de péptidos (composto químico formado pela união de aminoácidos) que desencadeiam a autodestruição de células infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana.

Até agora, as únicas terapias contra a sida visam destruir o vírus presente nas células, com risco de este voltar a aumentar se o tratamento for interrompido ou se o vírus desenvolver imunidade aos fármacos usados.

O investigador australiano Abraham Loyter explicou ao Haaretz que ao fim de duas semanas as células visadas não tinham reaparecido, «de onde se pode concluir que foram destruídas».

Num artigo publicado a 19 de Agosto pela revista britânica AIDS Research and Therapy, a equipa israelita ¿ constituída por Aviad Levin, Zvi Hayouka, Assaf Friedler e Abraham Loyter ¿ estimava que o seu trabalho pudesse «eventualmente permitir desenvolver uma nova terapia» contra o VIH.

Em Julho, investigadores norte-americanos anunciaram ter descoberto dois potentes anticorpos capazes de bloquear, em laboratório, a maioria das origens conhecidas do VIH, tornando potencialmente possível o desenvolvimento de uma vacina eficaz.

Mais de um quarto de século depois da identificação do vírus, o VIH é responsável por mais de 30 milhões de mortos.

Estamos no Facebookmais aqui

Plano de
Lisboa
A carregar...

Programação - Semana de 12 de Fevereiro a 18 de Fevereiro

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa