Se Covão dos Conchos era uma realidade desconhecida, ela passou a figurar no mapa dos locais a visitar na Serra da Estrela. “Culpa" de três amigos que, com um drone e uma câmara GoPro, levaram aquele buraco na Serra para o centro do mundo, a Internet.

 

 

O vídeo, pulicado este mês já leva cerca de 305 mil visualizações. Na legenda do vídeo no Youtube, a produtora Probilder, habituada a vídeos radicais, descreve as imagens como uma “pequena viagem nesta exemplar obra de arte” na Serra da Estrela.  Construída em 1955 com 4,6 metros por 48 metros de coroamento, recolhe as águas da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida, através de um túnel com mais de 1500 metros.

 

Uma obra de engenharia e uma "obra de arte" do século XX, como documentam as imagens com recurso às novas tecnologias do século XXI.

 

 “Valeu mesmo a pena a caminhada de mais de duas horas com o material às costas”, disse um dos sócios da Probilder ao jornal “Público”.  Valeu a pena, dirão, com certeza, os milhares que já viram o vídeo.