Revolucionou o consumo de produtos audiovisuais nos Estados Unidos e depressa conquistou o mercado noutros países a nível global. Esta quarta-feira é a vez de Portugal: o serviço Netflix chega ao nosso país numa altura em que já tem mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo. 

O Netflix é um serviço de televisão por Internet, que disponibiliza um leque de filmes e séries em mais de 40 países. 

Funciona através de uma subscrição mensal e pode ser acedido através de uma televisão, de um computador ou de um tablet. Basta ter uma ligação à Internet, pois é independente das operadoras de comunicações. 

A empresa norte-americana, criada em 1997 na Califórnia por Marc Randolph e Reed Hastings, tem revolucionado o mercado, oferecendo um vasto catálogo de conteúdos por uma mensalidade acessível. 

Tem crescido tanto que, em 2011, começou a produzir os seus próprios produtos. Séries bem conhecidas do público português como "House of Cards" ou "Orange is the New Black" são produções originais da Netflix. Séries cujas temporadas são disponibilizadas de uma só vez, sem os habituais intervalos de uma semana dos canais de televisão. O espetador é que decide quando quer ver..

Os conteúdos diferem de país para país. Em Portugal sabe-se que os utilizadores poderão ver séries exclusivas como "Daredevil - Demolidor", “Narcos”, “Bloodline”, “Sense8”, “Unbreakable Kimmy Schmidt” e “Grace & Frankie”.

O lançamento ocorre esta quarta-feira e o melhor é esclarecer todas as dúvidas.


Quanto custa?


Há três pacotes disponíveis. O mais barato custa 7,99 euros por mês. A qualidade da imagem é standard e só pode ver os conteúdos num ecrã de cada vez. Depois há um pacote que custa 9,99 euros por mês. Aqui, a imagem passa a ser em alta definição (HD) e os conteúdos podem ser vistos em dois aparelhos em simultâneo (no computador e na televisão, por exemplo). O pacote mais caro custa 11,99 euros por mês. A imagem é ultra HD (4k) e podem ser usados quatro ecrãs em simultâneo. 
 

O que é necessário?

Apenas é preciso uma ligação à Internet de banda larga. Pode aceder aos conteúdos diretamente através do site ou através da aplicação, disponível para sistemas iOS e android . No caso da televisão, se tiver uma smart tv Samsung ou LG  pode descarregar a aplicação nas respetivas lojas. Pode ainda usar consolas de jogos como a Xbox ou a Playstation. A Apple Tv ou o Chromecast, um aparelho que permite a ligação a computadores, tablets ou telemóveis, são outras opções. A Netflix é um serviço independente das operadoras de comunicações.
 

Como subscrever?

Basta aceder ao site e criar uma conta com os seus dados. Depois terá um login com uma password que tem de utilizar para poder aceder aos conteúdos. O pagamento é feito por débito direto, mensalmente. Como a subscrição corresponde ao período de um mês se for de férias, por exemplo, pode optar por cancelar a assinatura nesse mês. O cancelamento da subscrição também é feito no site.


É possível aceder fora do país?

Sim, pode aceder ao serviço em qualquer país onde o Netflix esteja disponível, usando os dados habituais da sua conta. A única diferença é que só terá acesso aos conteúdos disponibilizados nesse país.


O que são os perfis?

Uma conta Netflix permite a criação de diferentes perfis - no máximo cinco. A ideia é que diferentes utilizadores de uma só assinatura tenham o seu próprio perfil para que o serviço crie um histórico de preferências que, por sua vez, permite criar uma lista de recomendações personalizada.