Uma das causas para o wi-fi se tornar mais lento é alguém estar a utilizar a sua internet sem que tenha conhecimento da situação. Mas existem algumas aplicações que poderá instalar no smartphone para saber se está a ser roubado e todas elas dizem quantos dispositivos estão ligados à rede e respetivo endereço de IP.

Para o software Android poderá utilizar a Network, Discovery ou Net Scan; mas se tem um iPhone as mais indicadas são o IP Network Scanner ou iNet. A aplicação Fing está disponível para os dois softwares.

No entanto, também é possível descobrir através de computadores se alguém está a fazer uso indevido da sua internet, para isso, poderá utilizar a aplicação Microsoft Network Monitor para os dispositivos da companhia de Bill Gates.

Se as aplicações revelarem que estão mais dispositivos ativos do que aqueles que tem em casa, a suspeita de que alguém está a utilizar o wi-fi poderá estar confirmada. Mas há uma limitação: as apps só detetam os dispositivos que estejam ativos no mesmo momento em que os esteja a tentar detetar.

Ou seja, se pretende saber quem utilizou a internet enquanto ainda não estava ligado, deverá recorrer ao IP do próprio router - uma série de algarismos, de três em três, separados por pontos - e inseri-lo no navegador de internet. Após digitar a senha, deverá aparecer um registo das conexões realizadas à sua internet até ao momento.

Muita gente tem a sua internet a ser utilizada sem saber, porque atualmente existem diversas aplicações no mercado que permitem descobrir senhas de redes wi-fi.

Por isso, deverá estar atento e vigiar com frequência as ligações à rede. Quem fizer a ligação, poderá ter acesso a informações que estão armazenadas nos dispositivos conectados à mesma rede, podendo até cometer um crime em seu nome.

Para evitar este tipo de problemas, a primeira coisa a fazer é criar um password segura, com letras e números.

É mais seguro 'AmoMuitoBBCBrasil123' do que 'BBCBrasil'", recomenda James Lyne, da companhia de segurança em internet Sophos à BBC

De acordo com o especialista, um truque que pode ser utlizado é fazer uma password com um verso de uma música favorita, porque a senha "será muito maior" e "muito difícil de adivinhar".