Já imaginou poder ver através do seu computador o que está a acontecer, em tempo real e com uma elevada definição, em qualquer outro lugar do Mundo? Pois tudo indica que isto vá ser possível, no futuro, através do Google Maps. Empresa adquiriu novos satélites, com os quais poderá oferecer imagens em tempo real e com elevada definição, escreve o jornal britânico «The Independent».

No inicio deste mês, a Google comprou a Skybox Imaging, uma empresa de satélites comerciais que obteve, em Dezembro de 2013, o primeiro vídeo em alta definição filmado a partir do espaço. O vídeo permitiu aos engenheiros da Skybox ver, em tempo real, por exemplo, os confrontos entre a polícia e os manifestantes em Kiev, na Ucrânia.

Uma semana depois de a Google ter comprado Skybox, o governo norte-americano abandonou as restrições impostas às imagens em alta resolução e decidiu permitir que os satélites comerciais obtenham imagens em alta definição.

«Imagine um satélite sobre o seu escritório: a antiga resolução permitia ver a sua secretária mas com esta nova resolução, na qual cada pixel mede cerca de 31 centímetros, já pode ver o que está na sua secretária», explicou Clive Evans, investigador norte-americano na área das imagens de satélite.

Com este nível de detalhe, as imagens não só permitem a identificação dos objetos como também passam a possibilitar a visualização de movimento.

Numa entrevista ao «The Wall Street Journal», o fundador da Skybox, Dan Berkenstock, revelou que a sua empresa observou atentamente os movimentos de veículos junto às fábricas da Foxconn - empresa chinesa que produz para a Apple - e que, devido ao aumento de atividade registado, conseguiram prever o lançamento de um novo iPhone.

Não se sabe quando é que o Google Maps irá disponibilizar este tipo de imagens, mas a certeza é de que estas irão revolucionar o quotidiano das pessoas. Para já, a Google apenas adianta que os satélites da Skybox irão ser usados para mapeamento de dados e nos projetos «Project Loon» e «Titan Aerospace».