O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou hoje o lançamento de um teste para auto-medição ligado à tecnologia Bluetooth, que deverá facilitar o tratamento ao domicílio de pacientes que tomam anticoagulantes.

O sistema, de nome CoaguChek INRange, permite aos pacientes que têm de tomar os anticoagulantes, participar nos testes através de uma simples picada no dedo, indicou, em comunicado, o grupo sediado em Basileia, na Suíça.

O teste, com duração de 60 segundos, permite aos seus pacientes, que frequentemente fazem medições, continuar as suas atividades quotidianas normais mantendo em simultâneo a ligação com os profissionais de saúde, via Bluetooth.

Estes testes de auto-medição permitem, por outro lado, aos clínicos, acederem quase em tempo real aos dados dos pacientes e gerirem melhor os tratamentos, tudo isto com redução dos preços de custo.

Vários milhões de pessoas no mundo tomam estas antivitaminas K (AVK) para diversas indicações ou patologias, tais como, a fibrilação aterial, a trombose venosa profunda, a embolia pulmonar e a presença de uma válvula cardíaca mecânica.

O apoio regular num centro de monitorização de tratamentos com anticoagulantes requer visitas frequentes a laboratório.