O Facebook já publicou o vídeo anual de tendências da rede social «2014 Year in Review». Com as redes sociais a assumirem-se como plataforma de eleição no que toca à interação, são muitos os que as usam para opinar sobre os mais variados temas.

O Campeonato do Mundo do Brasil, a epidemia de ébola, as eleições no Brasil, a morte de Robin Williams foram alguns dos temas que dominaram a atenção do mundo em 2014 e dos mais falados no Facebook, revela a rede social num vídeo divulgado esta quarta-feira.

A lista dos dez mais falados no Facebook em 2014 tem competições desportivas, eleições e conflitos, com dois eventos realizados no Brasil nos primeiros lugares:

1 - Campeonato do Mundo do Brasil
Classificado pelo Facebook como o evento com mais conversações desde que a rede social nasceu. As publicações feitas pelos atletas e os festejos dos adeptos deram uma visão mais intimista à competição, que, por si só, é já das mais aclamadas.

2 - Epidemia de ébola
A eminência e os riscos para a saúde da epidemia fizeram com que fosse um dos assuntos mais comentados desde março. A divulgação de notícias por parte dos meios de comunicação social e os contributos de celebridades gerou uma onda de solidariedade no Facebook.

3 - Eleições no Brasil
A morte inesperada de um dos candidatos presidenciais e a disputa renhida entre Marina Silva, Dilma Rousseff e Acácio Neves impulsionou a troca de publicações não só no Brasil como em todo o mundo.

4 - Robin Williams
O desaparecimento do ator norte-americano apanhou todos de surpresa. Os post de espanto, admiração e apoio multiplicaram-se não só entre os utilizadores do Facebook, como também entre celebridades e colegas de profissão do ator norte-americano, que faleceu em agosto.

5 - Ice Bucket Challenge
O desafio do «banho público», uma campanha de solidariedade a favor da Esclerose Lateral Amiotrófica correu o mundo e impulsionou a publicações de vídeos na rede social. Ao todo, foram publicadas mais de 17 milhões de filmagens.

6 - Conflito na Faixa de Gaza
Tal como aconteceu com o ébola, a publicação de notícias e a intervenção, se bem que mais tímida, de caras conhecidas levou a que fossem criados vários movimentos de apoio às vítimas na rede social.

7 - Malaysia Airlines
A queda do avião e todas as dúvidas em torno do acidente levaram à publicação de múltiplas mensagens de apoio aos familiares das vítimas e a um acompanhamento exaustivo por parte dos órgãos de comunicação.

8 - Super Bowl
A final do campeonato de futebol americano foi um autêntico chover de publicações, vídeos e publicidades no Facebook.

9 - Michael Brown/Ferguson
A morte do jovem negro Michael Brown às mãos de um polícia e os consequentes conflitos em Ferguson, nos EUA. O tema ainda aquece a rede social e são vários os utilizadores que recorrem à plataforma para pedir paz e criticar a justiça norte-americana.

10 - Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi
O evento que ocorreu em fevereiro, na Rússia, ganhou destaque devido às publicações feitas pelos atletas, que mostraram um pouco dos «bastidores» da competição.