A rede social Instagram redesenhou a página "Explore" e a pesquisa da sua aplicação para sistemas iOS e Android, dando um passo de gigante em direção a território onde o Twitter era, até agora, "rei": os eventos em tempo-real.

Por enquanto as atualizações ainda só estão disponíveis para os utilizadores dos EUA, mas a empresa quer expandi-las para o resto do mundo em breve.

Segundo a AFP, com esta nova versão da “app”, os utilizadores vão poder pesquisar locais específicos, como cidades, e ver as fotografias relacionadas que outros partilharam na rede social.

O mesmo conceito foi aplicado às “hastags”. Tal como já acontece no Twitter, quando uma se tornar viral (o fenómeno conhecido como “trending”), os utilizadores vão ter a opção de a selecionar e ver fotografias associadas à palavra escolhida.

Outra novidade é a possibilidade de os utilizadores poderem agora seguir eventos além de pessoas. Por exemplo, passa a ser possível seguir posts relacionados com um festival, sem ter de seguir a organização.

“A nova [página] Explore destaca tendências assim que elas surgem em tempo-real, ligando [os utilizadores] a eventos e conversas locais e de todo o mundo. (…) [Estamos a testar a a página] e vai estar disponível para o resto do mundo quando a ‘afinarmos’ para funcionar bem noutros países", lê-se numa publicação do blog da empresa.