Quando faltam poucas horas para o apito inicial do derradeiro jogo do Europeu de futebol, são as redes sociais que fervilham com mensagens de apoio e incentivo à equipa e ao orgulho nacional.

Portugal joga com a França a partir das 20:00 em Paris, e um trocadilho com uma iguaria gastronómica bem portuguesa deu aso à imaginação dos cibernautas que assim demonstraram o seu apoio aos jogadores portugueses.

Em Lisboa, os adeptos celebram Portugal com cachecóis, t-shirt e bandeiras, mas também o metro de Lisboa não deixou escapar o feito histórico que se assinala esta noite. Na estação de Santa Apolónia o apoio à final do europeu ficou registada por uma utilizadora dos transportes públicos da capital, e foi partilhado no Twitter.

António Costa, que participou na Cimeira da NATO em Varsóvia, partilhou na mesma rede social uma fotografia ao lado do homólogo francês onde denuncia o seu fairplay: "Que ganhe o melhor”.

O músico Mikael Carreira também se juntou na linha da frente no apoio à Seleção das Quinas e sublinhou a importância de não desistir dos sonhos, enquanto se aguarda pelo grande jogo. E a rádio Cidade, do grupo Media Capital, também deixou um recado, porque afinal as promessas são para serem cumpridas.

Ágata deixou também uma mensagem de apoio à Seleção no perfil do Facebook: "Agora sim Portugal é nosso". A cantora partilhou nas redes sociais uma fotografia onde surge com um biquíni com as cores da bandeira nacional. Os mais atentos podem ver que o biquíni, na imagem original, tem as cores norte-americanas, uma vez que a própria cantora assume que a fotografia foi alterada por um amigo.

O humorista Nuno Markel criou recentemente um perfil, no Instagram, onde recria o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo numa versão animada. A página já soma milhões de seguidores e, hoje, parece que o craque da Seleção “pediu” conselho espirituais para a final frente à seleção francesa.

 

CR7 asking Buddha for advice. #cr7 #cristianoronaldo #ronaldo

Uma foto publicada por CR7 Doing Things (@cr7doing) a

O clã Aveiro, mãe, irmãs e filho de Cristiano Ronaldo, já está em Paris. Dolores Aveiro, mãe do craque português, é utilizadora assídua das redes sociais, em particular do Instagram, e foi por aqui que deixou uma mensagem de apoio ao filho, à seleção e a todos aqueles que estão do lado da equipa das Quinas: “Chegou a nossa hora”.

 

Jogadores querem cumprir o “sonho”

Dentro e fora da equipa da Seleção, há personalidades da história do desporto nacional que também deixaram uma mensagem de apoio a Portugal. Paulo Futre, foi uma delas, e acredita que hoje será o dia em que o esforço e a esperança irão vencer a realidade. Luís Figo também escreveu no Facebook pede à Seleção das Quinas para acreditar e trazer a Taça para Portugal.

Também Miguel Veloso e Rui Meireles, antigos jogadores da Seleção Nacional de futebol, expressaram, na mesma rede social, o seu apoio à equipa e o orgulho que sentem por serem portugueses.

Dentro do grupo que está em Paris e irá entrar em campo mais logo para defrontar os franceses, Nani e Ronaldo foram uns dos jogadores que deixaram a sua mensagem no Instagram onde pedem o apoio de todos para este grande dia.

 

Todos juntos! Força @selecoesportugal All together! Let's go Portugal!

Uma foto publicada por Luís Nani (@luisnani) a

O capitão da Seleção Nacional partilhou, no sábado, com os fãs o seu dia de reflexão e concentração com os olhos postos na final. O desfecho do confronto Portugal-França será decido por 11 em campo, mais três suplementes, um mister e 11 milhões de portugueses.

 

Time to focus. Counting down the hours with my @tagheuer. See you on Sunday on the field. #dontcrackunderpressure

Uma foto publicada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a