É o evento televisivo com maior audiência nos Estados Unidos e a nível mundial só fica atrás da final da Liga dos Campeões, atraindo milhões de espetadores todos os anos. O Super Bowl é já este domingo e o espetáculo acontece também fora de campo. É que no intervalo há sempre uma atuação musical, este ano a cargo dos britânicos Coldplay, e as marcas esmeram-se em apresentar alguns dos melhores anúncios publicitários do ano.

Pagam 4,5 milhões de dólares (cerca de 4 milhões de euros) para apenas 30 segundos de publicidade. Os valores astronómicos têm um objetivo comum: ter o anúncio de que todos vão falar na segunda-feira de manhã.

De marcas de automóveis a marcas de produtos alimentares, há de tudo um pouco. Alguns vídeos prometem arrancar muitas gargalhadas, mas também aqueles que querem sensibilizar para assuntos sérios como a violência doméstica e a condução sob efeito de álcool.

E há muitas celebridades à mistura: os atores Cristopher Walken, Hellen Mirren, Amy Shumer, Paul Rudd e Seth Rogen, o cantor Drake e o vocalista dos Aerosmith, Steven Tyler, são alguns dos protagonistas deste ano.

Alguns anúncios já são conhecidos. Estes dez prometem dar que falar no próximo domingo:

 

1. Audi

 

2. Cerveja Bud Light

 

3. Cerveja Budweiser alerta para a condução sob efeito de álcool

 

4. Ketchup Heinz

 

5. Refrigerante Mountain Dew Kickstart 

 

6. Skittles 

 

7. T-Mobile

 

8. Kia

 

9. Vídeo da NFL para alertar sobre a violência doméstica

 

10. Squarespace alerta para os atos ilegais na Internet

 

 

O Super Bowl ocorre este domingo, dia 7 de fevereiro. Nesta 50ª edição, os Denver Broncos e os Carolina Panthers decidem o novo campeão da NFL - a liga profissional de futebol americano. 

O jogo será disputado no Levi's Stadium, casa dos San Francisco 49ers, na cidade de Santa Clara, a 60 quilómetros de San Francisco.