A campanha para as eleições legislativas de 4 de outubro ainda não começou oficialmente, mas nem por isso tem deixado de haver polémica, sobretudo por causa dos cartazes escolhidos pelo PS, mas também pelas imagens de arquivo que foram a aposta nos cartazes da coligação PSD/CDS-PP. À medida que os partidos apresentam os próprios cartazes, são muitos os que aproveitam para gozar com os políticos. Uma nova ferramenta está a tornar-se viral nas redes sociais. Chama-se Gerador de Cartazes - Legislativas 2015 e permite recriar os cartazes eleitorais de cada partido com direito a uma frase personalizada, ao gosto do utilizador.
 
No site estão disponíveis as fotografias dos vários líderes partidários, de Pedro Passos Coelho a António Costa, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, entre outros dirigentes. Mas o utilizador pode também optar por personalidades internacionais, como Angela Merkel, Mario Draghi ou François Hollande.
 
 
 

Também existe a opção de utilizar as imagens de figuras históricas, como D. Afonso Henriques, Marquês de Pombal ou Luís de Camões, ou mesmo grandes nomes da canção portuguesa, como Amália Rodrigues ou António Variações.
 
 
 
O conceito tem feito sucesso no Twitter, com vários utilizadores da rede social a recorrerem à hashtag  #geradorcartazes para partilhar os cartazes da própria autoria. Já foram partilhados “outdoors” com Fernando Pessoa, D. Afonso Henriques e até a Irmã Lúcia já “faz" campanha para as legislativas de outubro.

Os resultados são os mais variados e divertidos: