Mais de 3.500 portugueses já se registaram no site da Secretaria de Estado das Comunidades antes de irem de férias ou em negócios para o estrangeiro, revelou esta quarta-feira à Lusa o secretário de Estado António Braga.

O governante disse que «até ao momento» já se registaram mais de 3.500 pessoas, na maioria com destino à Tailândia e a países da América Latina e da Europa.

O Governo lançou o serviço «Registo de Viagem» da página de Internet www.secomunidades.pt em Dezembro passado para ter uma noção de quantos portugueses estão de férias ou em negócios no estrangeiro.

«É um sucesso», garantiu o secretário de Estado à Lusa, acrescentando que esse serviço «pode contribuir e muito para, em caso de crise ou incidentes, o Governo poder agilizar o apoio, se necessário».

António Braga apelou ainda aos portugueses para se registarem «sempre que se desloquem ao estrangeiro em férias ou em turismo».

O governante falou à Lusa antes de embarcar para a Alemanha para se juntar à comitiva do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que está a realizar uma visita de Estado àquele país.

O Registo de Viagem foi autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Todos os dados enviados são confidenciais e destruídos 15 dias depois de a viagem ter terminado.