Líquidos entornados são o pior pesadelo para quem utiliza o computador e, por isso, se derramou água, café ou sumo no seu portátil, tome nota das medidas mais urgentes a tomar.

Esqueça a acetona e o secador do cabelo, porque podem danificar os materiais de plástico.

Primeiro, desligue o aparelho e, caso esteja ligado à eletricidade, tire da tomada. Além disso, desligue todos os outros dispositivos periféricos, como o rato, os auriculares ou o disco externo, por exemplo.

Seja rápido, porque todos os segundos contam. Vire o portátil ao contrário para evitar que o líquido vá mais fundo e seque o excesso.

Se souber fazê-lo, retire as peças que possa retirar, como a bateria. Para isso, o ideal é seguir o manual de instruções. É importante não forçar nenhuma peça.

Remova os últimos vestígios do líquido com um algodão ligeiramente embebido em álcool.

Depois, deixe o computador secar entre um a dois dias com o ecrã levantado para facilitar a circulação do ar. O ideal – e na impossibilidade de utilizar o truque do arroz com o computador –, deixe-o num local quente e seco. Também pode secar com ar morno, mas nunca use um secador de cabelo! Opte por um desumidificador.

No final, recoloque as peças que retirou do portátil e volte a liga-lo.

Lembre-se: as bebidas açucaradas são as mais perigosas, mas o ideal é manter todos os líquidos bem longe dos seus aparelhos eletrónicos. Se o aparelho ainda estiver na garantia, o melhor é levá-lo para a assistência técnica.