A nova consola da Microsoft, Xbox One, vai chegar às lojas britânicas e norte-americanas já na próxima sexta-feira, dia 29 de Novembro.

O lançamento oficial vai envolver três grandes eventos em Nova Iorque, Los Angeles e Londres, para acompanhar a abertura das lojas à meia-noite. Do lado americano a «festa» inclui atuações de Deadmau5 e do rapper Macklemore.

A consola é a sucessora da bem-sucedida Xbox 360 e, segundo informações da «Sky News», terá incorporado um processador 8-core, oito gigabytes de memória RAM, um disco de 500 gigabytes de capacidade e será capaz de ler discos Blue-ray, além de suportar funcionalidades como chamadas de Skype.

A nova Xbox One custará cerca de 499 dólares nos EUA (cerca de 370 euros), mais 100 dólares que a sua concorrente da Sony, Playstation 4.

O lançamento da nova consola sucede o início das vendas da nova Playstation, iniciadas a 19 de novembro.

Em Portugal a Playstation 4 chega a 29 de Novembro com um preço de 399€, enquanto a Xbox One só deverá chegar em 2014, com um preço especulado de 499€, mas que já incluí o acessório «Kinect».

Ambas as consolas não vão reconhecer jogos de modelos anteriores de ambas as marcas, apesar da Playstation estar a estudar um modelo que permita jogar títulos da PS3 online.