A aplicação para “smartphones” do Patriarcado de Lisboa, “Missas em Lisboa”, passa a disponibilizar uma funcionalidade de pesquisa das "confissões", através de geolocalização e horário, nas 285 paróquias da diocese lisboeta, anunciou esta terça-feira a instituição católica.

“Esta nova funcionalidade é também uma forma de chegar a todos os que procuram aproximar-se da Igreja através do Sacramento da Reconciliação”, afirma o Patriarcado, numa nota à imprensa hoje divulgada.


A mesma fonte realça que esta nova funcionalidade é “disponibilizada no início do Ano Jubilar da Misericórdia, proposto pelo papa Francisco”, e que começou no passado dia 08 de dezembro.

A atualização da aplicação “Missas em Lisboa” está disponível, de forma gratuita, nas lojas iTunes e Google Play.

Além da pesquisa por "confissões", esta recente atualização permite “a localização das 18 igrejas jubilares na Diocese de Lisboa e a possibilidade de visualização das transmissões em direto, que são efetuadas pelo Patriarcado de Lisboa”.

As igrejas jubilares são aquelas em que se abriu uma "Porta da Misericórdia" onde os fiéis, atravessando-a, "possam ser abraçados pela misericórdia de Deus e se comprometam a serem misericordiosos com os outros, como o Pai o é connosco”, refere o decreto de Manuel Clemente.

As igrejas em Lisboa são as de S. Roque, do Cristo Rei, de S. João de Deus, e a basílica da Estrela.

Dentro da diocese, mas fora da capital, encontra-se aberta uma "Porta Santa" no Santuário de N. S. da Nazaré, na Nazaré, no Santuário de N. S. da Piedade, em Merceana, nos arredores de Alenquer, na Igreja da Divina Misericórdia, em Alfragide, nos arredores de Lisboa, no Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos, na Igreja de S. Domingos de Rana, em Carcavelos, no concelho de Cascais, na Igreja de Santo Adrião, na Póvoa de Sto. Adrião, nos arredores de Loures, Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, na Lourinhã, na Basílica de Mafra, em Mafra, na Igreja de N. S. da Purificação, em Oeiras, no Santuário de N. S. da Saúde, em Sacavém, nos arredores da capital, na Igreja de São Miguel, em Sintra, na Igreja da Graça, em Torres Vedras e Igreja dos Pastorinhos, Alverca do Ribatejo, nos arredores de Vila Franca de Xira.

Através do sítio na internet  ivangelho.com, é também possível visualizar os vídeos semanais do projeto “iVangelho”, que aprofunda a leitura do Evangelho, juntando pessoas com diversificadas experiências e proveniências.

A aplicação “Missas em Lisboa” foi lançada pelo Patriarcado em maio último e está disponível em cinco idiomas - português, espanhol, francês, inglês e italiano.

Segundo a mesma fonte, foram já registadas 4.000 descargas da internet, desta aplicação.