Uma gorila de 18 anos, chamada Imani, deu à luz na noite de quarta-feira, no jardim zoológico de San Diego, nos EUA. O parto foi feito através de cesariana, um método raramente aplicado em animais.

De acordo com o jornal britânico «The Telegraph», como Imani teve algumas dificuldades na hora do parto, os veterinários decidiram fazer uma cesariana, da qual nasceu uma bebé gorila com pouco mais de dois quilos. Devido às complicações do parto, a mãe ainda está hospitalizada a receber oxigénio e a ser alimentada.

«A cesariana foi a decisão correta», disse Nadine Lamberski, diretora associada dos serviços de Veterinária do jardim zoológico. «Acreditamos que a vida do feto teria sido comprometida se adiássemos a cirurgia mais um pouco», concluiu. O parto foi acompanhado por especialistas neonatais do Centro Médico da Universidade da Califórnia.

Imani está agora a recuperar da cirurgia perto da área dos gorilas. Foi a primeira vez que deu à luz. No total, 17 gorilas já nasceram no jardim zoológico de San Diego, onde moram oito animais da espécie, incluindo a recém-nascida. Além da bebé, há quatro fêmeas, dois jovens machos e um adulto, líder do grupo, a conviver no espaço destinado aos animais.