O estudante Gonçalo Paredes, de Coimbra, ganhou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que decorreram entre 12 e 19 de agosto, em Kazan, na Rússia, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Educação, que felicitou o medalhado.

O aluno da Escola Secundária Avelar Brotero conquistou um lugar no pódio ao fim de dois dias de competição, nos quais colocou à prova os seus conhecimentos informáticos.

Na edição deste ano das Olimpíadas Internacionais de Informática participaram cerca de 300 alunos de 80 países. A próxima realiza-se em 2017, em Teerão, no Irão.

Portugal tinha conquistado cinco medalhas de bronze nas edições de 2002, 2009, 2011 e de 2012.

Também os estudantes Henrique Navas, Duarte Nascimento e Guilherme Penedo foram premiados no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência.

Nesta prova, os estudantes portugueses conquistaram 3 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze.

Em comunicado, o Ministério da Educação felicita a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, organizadora das Olimpíadas Nacionais de Informática, que seleciona os alunos representantes de Portugal na competição internacional assim como todos os professores envolvidos.