O estacionamento tarifado no concelho de Oeiras pode, a partir de hoje, começar a ser pago através do telemóvel, um sistema que contorna as limitações dos parquímetros e permite evitar multas.

Segundo a Câmara de Oeiras, a empresa municipal Parques Tejo aderiu ao sistema «paysimplex», até agora a funcionar apenas no concelho de Cascais, para permitir que a falta de trocos para os parquímetros e a limitação de tempo de estacionamento deixem de ser um problema para os condutores.

O serviço, que vai ser apresentado hoje em Carnaxide, fica acessível a quem tenha telemóvel, sendo que o primeiro passo para usufruir é registar-se previamente e de forma gratuita no site www.paysimplex.com.

Depois de registado, o utilizador cria um saldo através de uma referência de multibanco, o que lhe permitirá efetuar os pagamentos de estacionamento via telemóvel, em qualquer hora e em qualquer lugar.

O pagamento é feito mediante o envio de uma mensagem escrita para os telemóveis normais, para o n.º 4242 com as indicações por tempo ou valores. Os smartphones têm disponível uma aplicação (em www.paysimplex.com ou em qualquer «app store»), da qual deverão fazer o respetivo download, bastando seguir os passos para realizar o pagamento.

«Antes da expiração do tempo pago, é enviada uma mensagem escrita de alerta, o que viabiliza a aquisição de mais tempo de estacionamento, sem os habituais constrangimentos de deslocação à viatura e as incómodas multas de transgressão», explica a autarquia.

Toda a informação é atualizada ao minuto no sistema informático da Parques Tejo, o que dispensa a apresentação do talão na viatura.

Ao carregar o saldo da carteira virtual é o próprio utilizador que faz a gestão da sua conta em tempo real, podendo ainda requerer a obtenção de recibos através da área de cliente.