A Agência de Segurança norte-americana (NSA) quer contratar. E a organização, que está no centro das revelações de escutas secretas à escala global feitas por Edward Snowden, procura gente perspicaz. Por isso recorreu a uma mensagem que não é percetível para qualquer um, na sua página no Twitter dedicada ao recrutamento.

Quem olhasse à primeira vista pensaria que alguém tinha adormecido em cima do teclado. Mas um segundo olhar já despertava a curiosidade. Por exemplo: as letras estão juntas em grupos idênticos, não ao acaso.

Alguém com experiência em decifrar códigos ou criptogramas consegue perceber aqui um padrão e um código com um princípio simples, de troca de letras umas pelas outras. Há formas de decifrar este tipo de códigos em segundos. A NBC, por exemplo, sugere esta aplicação, que diz ter resolvido o mistério em seis segundos.

Se quiser gastar um pouco de tempo a tentar descobrir o que lá está escrito, pare de ler aqui e olhe para o tweet.





Se não, aqui fica. O que lá está escrito é isto: «Queres saber o que é preciso para trabalhar na NSA? Passa por aqui todas as segundas-feiras de maio, que vamos explorar carreiras essenciais para proteger o nosso país.»