A NASA criou uma espécie de biblioteca de música, mas com áudios retirados das suas missões. Mais de seis dezenas de exemplos foram adicionados à nova Soundcloud, uma rede social dedicada à música.

As comunicações entre astronautas, como «Houston, tivemos um problema» e «A Eagle aterrou», podem ser ouvidas, tal como sons feitos por naves espaciais.

«Pode-se ouvir o barulho do lançamento de uma nave espacial ou a famosa frase de Neil Armstrong: ‘um pequeno passo para [um] homem, um salto gigante para a humanidade’, cada vez que recebe um telefonema, se escolher os nossos sons como toque de telemóvel», explicou a agência espacial à BBC.

«A pessoa pode ouvir as palavras memoráveis ‘Houston tivemos um problema’ cada vez que cometer um erro no seu computador», acrescentou a NASA.

As pessoas podem agora ouvir sons dos motores de foguetes, sons de naves espaciais, frases ditas pelo Presidente Kennedy, sons da missão Apollo 11, entre outras opções.

A biblioteca de som foi lançada juntamente com uma biblioteca de imagens da NASA, que também está disponível gratuitamente.

A agência espacial lançou a conta, ao mesmo tempo que o Twitter permitiu os utilizadores a incorporar áudio em tweets.