Agora já pode conhecer com pormenor o lado oculto da Lua, ou seja, aquele que nunca é visível da Terra, através de um vídeo divulgado pela Agência Espacial norte-americana (NASA).

Trata-se de uma animação que dá a conhecer esta parte da Lua, elaborada a partir de fotografias captadas pelo satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). Apesar desta não ser a primeira vez que são captadas fotografias deste lado oculto da Lua, o novo vídeo traz mais detalhe e qualidade em relação aos registos anteriores.

Assim, poderá comprovar que a paisagem desta parte do satélite é formada por crateras de diversos tamanhos, em vez dos grandes pontos isolados que vemos da Terra, designados de mares.

Este lado oculto existe porque o período de rotação da Lua é igual ao seu período de translação, ou seja, o período que a Lua leva a dar uma volta em torno de si mesma corresponde ao tempo que demora a girar em torno da Terra.

A primeira vez que a Humanidade viu o «outro lado» da lua foi em 1959, quando a sonda soviética «Luna 3» trouxe algumas imagens, mas de baixa qualidade.