O Facebook Live (em direto), que só estava disponível para figuras públicas, já pode ser utilizado por qualquer internauta. A empresa de Mark Zuckerberg informou, em comunicado publicado no site, esta quarta-feira, que a funcionalidade foi melhorada e permite a partilha, o convite entre amigos e reações interativas e em direto.

Tal funcionalidade está disponível na aplicação do Facebook para IOS e Android. 

Mark Zuckerberg esteve “em direto” na sua página da rede social para explicar as novas funcionalidades. “Não se trata só de gravar vídeos e partilhar, é interativo”, explicou o fundador do Facebook.

“Acreditamos que estas funções potenciam a gravação em direto para qualquer utilizador mundial de smartphone, como se tivesse uma camara vídeo no bolso a toda a hora”, frisou.

 

Live from Facebook HQ for the Live video launch!

Publicado por Mark Zuckerberg em Quarta-feira, 6 de Abril de 2016

Conheça as novidades

Novas funcionalidades permitem usar filtros e escrever nos vídeos

Com as novas funcionalidades passa a ser possível reagir aos vídeos, partilhar e convidar amigos para assistir e, para quem os produz, é possível usar filtros (à semelhança dos utilizados nas fotografias) para mudar a imagem ou até mesmo escrever sobre o vídeo.

Estes vídeos em direto podem ser transmitidos em grupos ou eventos criados no Facebook e assistidos por qualquer utilizador para além dos seguidores ou participantes daquelas plataformas onde estejam a ser difundidos. “Esperamos que esta nova capacidade permita às pessoas conectarem-se mais com os seus amigos íntimos, familiares e as comunidades com as quais partilham interesses”, refere o comunicado aludindo, por exemplo, a uma festa de aniversário à qual é, agora, possível ir sem estar fisicamente no local.

Os novos botões de “gosto” (Gosto, Adoro, Riso, Surpresa, Tristeza ou Ira) vão permitir reagir em tempo real aos vídeos e essas mesmas reações são partilhadas com os restantes utilizadores que estejam a assistir ao direto.

Site Facebook Live Map irá permitir ver onde estão a ser gravados mais vídeos

Para além destas, o Facebook mapeou os vídeos em direto que estão a ser produzidos no momento e permite que os utilizadores possam ver em que lugar do mundo se está a gravar mais.