A Google vai lançar um serviço para que os utilizadores possam comprar qualquer produto a partir de uma campanha publicitária, em qualquer telemóvel, simplesmente carregando num botão.

As compras online prometem tornar-se mais simples e rápidas com o lançamento do sistema “compras no Google”.

Quando os utilizadores fazem buscas relacionadas com consumo no motor de busca, os resultados podem conter anúncios que tenham estes botões. Tudo o que o consumidor tem de fazer é pressionar o botão “comprar”, presente no ecrã, e o sistema usa os dados das contas do Google para efetuar o pagamento.
 

“Cada vez menos pessoas esperam até chegar ao centro comercial, ao sábado, para ir às compras. As compras acontecem agora a qualquer momento e em qualquer lado”, disse Jonathan Alferness, o vice-presidente de compras da Google, citado pelo Los Angeles Times.


O motor de busca melhorou também o serviço de anúncios em smartphones, expandindo a informação dos produtos e informando o consumidor sobre a sua disponibilidade em loja.

“As compras no Google vão simplificar a capacidade dos nossos consumidores de procurar produtos no Google e comprar com a Staples”, afirmou Faisal Masud, o vice-presidente da Staples, uma das primeiras empresas que vai participar no lançamento deste serviço.


O motor de busca estreia-se assim no mercado do retalho online, competindo com outras organizações que estão a desenvolver o mesmo sistema, apenas com um “clique” ou arrastando o dedo no ecrã. 

O motor de busca conta, por exemplo, com a concorrência da Pinterest, que permite aos utilizadores dos iPhones e iPads comprar produtos online, através dos “pins” presentes na aplicação. Em junho, o Facebook começou a testar um “botão de compra”, para que os utilizadores possam comprar artigos a partir da publicidade presente na rede social.

Com o novo sistema, o Google vai competir diretamente com a Amazon e com o ebay.