O Morpheus é o capacete de realidade virtual da PlayStation e, apesar de ainda não ter uma data para ser posto à venda, o NXT já o experimentou, em Colónia, na maior feira europeia de videojogos, a Gamescom.

Trata-se da proposta da Sony PlayStation para um futuro provável: um «headset device» que nos permite experimentar a realidade virtual, através da nossa consola.

No primeiro jogo que nos deram para experimentar, o capacete foi uma espécie de bobsled, estrada abaixo. Tínhamos de nos desviar dos carros, dos camiões e isso fazia-se mexendo a cabeça, pura e simplesmente.
A simulação era muito realista, por vezes, até um bocadinho demais.

O que impressiona mais na realidade virtual é a parte da «realidade», a ideia de se «estar mesmo lá». Olha-se à volta sem ter de carregar em botões e, independentemente do cenário, seja ele debaixo de água ou numa jaula atacada por tubarões, parece mesmo ser a realidade.

Para já, o Morpheus ainda não tem preço, nem sequer uma data de lançamento. Ainda está em fase de testes e é uma espécie de rato de laboratório para se perceber se há interesse e se um dia se pode justificar. 

No entanto, a PlayStation está claramente orgulhosa do seu projeto e já começa a mostrá-lo. Mais dia menos dias, poderemos ter uma surpresa.